terça-feira, 9 de março de 2010

Descobertas para a aula de plástica

Como foi pedido no exercício, vou postar alguns conceitos, não necessariamente corretos, mas o que eu entendi de cada "termo".

Flaneur: é um homem que anda pela cidade, observando a cena urbana atentamente, refletindo sobre ela. A cidade é seu objeto de estudo. Por isso, esse personagem surge com a Revolução Industrial, que "populariza" as cidades. Ele é um contraponto ao burguês, que tem uma vida corrida, cheia de trabalho, uma vez que vaga pela cidade, admirando-a, sem se importar com o tempo. Por esse motivo, muitas vezes, o termo flaneur remete também a "vagabundo".

Fonte: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/2%20-%20o%20novo%20fl%C3%A2neur.pdf , http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Fl%25C3%25A2neur&ei=ueeWS-mrHs-V8Ab4x6A4&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CA0Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dflaneur%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:en-US

Situacionistas: são os seguidores do situacionismo, tese que defende uma revolução do cotidiano, o abandono da mera rotina para tranformar as idas e vindas e o viver na cidade em um ato artístico. É experimentar a cidade e seus edifícios de uma maneira diferente, nunca se acostumando com um ambiente, mas a cada dia descobrir nele novas sensações, novas experiêncais, assim como é feito com as pinturas e outras obras de arte.



Todo espaço é temporário, nada é reconhecível, tudo é descoberta.Constant, Ode à l’Odeon,1969. Haags Gemeentemuseum.
Fonte: Andreotti, Libero e Xavier Costa, (ed.). Situationistes; art, política, urbanisme. Barcelona, Museu dárt contemporani de Barcelona/ ACTAR, 1996.


A figura acima ilustra bem o pensamento situacinista: é uma constante descoberta. A cada olhar descobrimos novas situações e possibilidades de interpretação para a obra.

Fonte: http://64.233.163.132/search?q=cache:biRbXRG51GgJ:www.arquitextos.com.br/arquitextos/arq027/arq027_02.asp+situacionistas+e+a+teoria+da+deriva&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


Teoria da deriva: o movimento da deriva busca entender as influências do ambiente urbano nas pessoas. Quais emoções estes geram e como afetam o indivíduo; o que faz com que alguém tome um determinado caminho e não outro? Para responder, é preciso refletir o porquê das decisões tomadas, baseando-se nos elementos da paisagem urbana.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_deriva

Le Parkour: é um exercício de transpor obstáculos, de maneira rápida e eficiente, usando apenas o corpo. Tais obstáculos podem ser naturais, como árvores e pedras, ou construídos, como muros, escadas etc. A transposição é feita por meio de saltos, escaladas, entre outros. Além de uma atividade física, que exige força e habilidade, é também uma atividade mental, já que exige extrema concentrção e determinção, além de coragem e força de vontade. Com isso, torna-se também uma filosofia de vida, estimulando seus praticantes a enfrentar e superar os obatáculos, sejam eles do parkour ou da vida, e a confiar em si mesmos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour , http://www.aprenda.blogger.com.br/


Flash mob: consiste no encontro de várias pessoas, previamente combinado por e-mails ou outras redes sociais, a fim de realizar uma ação inusitada. A ação ocorre rapidamente e logo as pessoas se dispersam. É um meio de fugir do comum e atrair a atenção dos transeuntes. Entre os flash mobs que mais se popularizaram estão os "congelamentos" de pessoas, guerras de tavesseiros e "apresentações" musicais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob

Nenhum comentário:

Postar um comentário