sábado, 15 de maio de 2010

Guto Lacaz

Explorando o site de Guto Lacaz, algumas de suas instalações me chamaram muito a atenção pelo fato de que todas ela criam um efeito extraordinário com materiais ordinários.

A primeira delas foi a "terceira margem do rio".

Nessa instalação, Guto constrói dois barcos e entre eles, mais próximo de um deles, há um espelho. Assim, dependendo da perspectiva olhada vê-se um terceiro barco, que na verdade é uma imagem do barco mais próximo do espelho. Essa instalação remete ao conto de Graciliano Ramos de mesmo nome, no qual um pai de família se isola numa canoa no meio do rio em busca de sua "terceira margem", do desconhecido.














Outra obra interessante é a instalação "Cosmos". Nela, Guto usa bolas brancas de diversos tamanhos presas em hastes de alumínio, que giram em torno de uma articulação, subindo e descendo, como no desenho ao lado.

Em um ambiente escuro, com apenas algumas luzes brancas, as bolas brilham e as hestes são quase invisíveis, criando assim um ambiente mágico, no qual parece que as bolas orbitam pelo espaço.














Por fim, a outra instalação que me foi mtuito atraente foi "Emoções Artificiais".
Pelo que entendi da sua descrição, foi feito um "caminho" para a pessoa percorrer com duas placas paralelas de acrílico, cada uma com 1,5 cm de espessura, e no meio delas um raio laser ou varetas de neon. Essa estrutura está a 68 cm do chão e possui um corrimão de cada lado para a pessoa se segurar. Como a estrutura é bem fina, a impressão que se tem é de estar caminhando sobre o laser/neon. A sala toda escura intensifica a sensação de adrenalina e medo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário